Disciplina - detalhe

LPV0660 - Pós Colheita de Produtos Hortícolas


Disciplina de Graduação

Objetivo
Transmitir aos alunos conhecimentos de fisiologia e tecnologia pós-colheita de frutas, hortaliças e flores, capacitando-os a: - Identificar e diagnosticar problemas de pré ou pós-colheita em situações reais de cada produto hortícola. Propor soluções adequadas do ponto de vista técnico e econômico. Atuar profissionalmente nesta área de trabalho, preenchendo a lacuna existente na cadeia hortícola no Brasil.

Programa resumido
Perdas pós-colheita de produtos hortícolas no Brasil; fatores que afetam a qualidade; fisiologia pós-colheita; métodos de manutenção da qualidade; fitopatologia pós-colheita.

Programa
Panorama da pós-colheita de frutas, hortaliças e flores. Perdas pós-colheita no Brasil. Qualidade pós-colheita. Técnicas para avaliação da qualidade. Fisiologia e bioquímica pós-colheita (respiração, transpiração, etileno, transformações bioquímicas). Desordens fisiológicas em frutas e hortaliças. Métodos de conservação (refrigeração, atmosfera modificada, atmosfera controlada, reguladores vegetais). Fitopatologia pós-colheita. Manejo pós-colheita de frutas, hortaliças e flores. Beneficiamento, classificação, padronização e embalagens. Processamento mínimo de frutas e hortaliças. TEPORICO-PRÁTICO: Visitas técnicas a centros de abastecimento e casas de embalagem de produtos hortícolas, Atividades demonstrativas. Trabalho prático.

Bibliografia
CHITARRA, M.I.F.; CHITARRA, A. B. Pós colheita de frutos e hortaliças: Fisiologia e Manuseio. Lavras: ESAL/FAEPE, 1990. 320p.

AWAD, M. Fisiologia pós colheita de frutos. São Paulo, Nobel, 1993. 114p.

KADER, A . A. et al. Postharvest technology of horticultural crops. California, University of California. 1985. 192p.

EPAMIG. Qualidade pós-colheita de frutos I. Informe Agropecuário, v.17, n. 179, 1994.

EPAMIG. Qualidade pós-colheita de frutos II. Informe Agropecuário, v.17, n. 180, 1994.

Revista Brasileira de Fruticultura.

Revista Horticultura Brasileira

Periódicos da Área de Tecnologia de Alimentos.